top of page

Doutora Isabel Henriques

Doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2006, realizou a licenciatura e mestrado em Microbiologia Molecular pela mesma universidade em 1997 e 2001, respetivamente. Trabalha como Investigador Assistente no CESAM na Universidade de Aveiro, focando-se na resistência a antibióticos em estirpes e comunidades microbianas, disseminação de determinantes genéticos de resistência a antibióticos e diversidade de comunidades microbianas complexas. Atualmente também coordenadora do Microlab, vai apresentar-nos uma coleção de experiências onde nos revela um pouco mais acerca das suas investigações debruçadas na atividade antropogénica na disseminação de resistência a antibióticos em sistemas aquáticos e na caracterização da base genética da maioria dos mecanismos de resistência a antibióticos e de elementos genéticos móveis que contribuem para a sua disseminação.

ORADORES

Doutor Emmanuel Serrano

Investigador associado ao Departamento de Biologia e CESAM (UA, Portugal) e ao Serviço de Ecopatologia da Fauna Selvagem da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB, Espanha). A sua área de investigação foca-se na ecologia das doenças e na gestão da fauna selvagem, sobretudo em ungulados. Trabalha ainda em fisiologia, patologia, microbiologia, virologia, parasitologia e modelagem estatística de vida selvagem. Uma vez que se encontra de momento em África, estará presente connosco por video-chamada.

Doutora Cristina Esteves

Licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro, em 1996 e 2002, respetivamente. Atualmente, é Investigadora de Pós-Doutoramento e professora auxiliar convidada do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, tendo como interesses de investigação a avaliação da interação de fungos fitopatogénicos e os seus hospedeiros, enzimas microbianas e a proteómica, como tecnologia de eleição para esse efeito, permitindo-lhe compreender a função biológica das proteínas, entre outros, no seu contexto molecular.

Doutor Nuno Negrões

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências do Porto e atualmente Pos-doc do Departamento de Biologia e CESAM (UA, Portugal). Dos seus interesses de investigação destaca-se a ecologia, gestão e conservação dos recursos naturais, conflito Homem-Animal, Divulgação de Ciência e Educação Ambiental, Filmagem e Fotografia de História Natural. Encontra-se atualmente a viver na Bolívia, trabalhando na ecologia e gestão de grandes carnívoros, como a Puma e o Jaguar. Dada a impossibilidade de se deslocar a Portugal, estará presente connosco por video-chamada.

Doutora Tânia Caetano

Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro e atualmente Pos-doc do Departamento de Biologia e CESAM (UA, Portugal). A sua área de investigação é centralizada na Microbiologia, nomeadamente na deteção e caracterização de integrões em bactérias, isolamento e screening de bactérias com o fim de produzir novas moléculas e caracterização de antibióticos peptídicos. Esteve em Bristol (UK) com a bolsa de estudos Leonardo da Vinci, onde trabalhou no projeto “In vivo efficacy and toxicity of the novel antimicrobial peptide RTA-3”.

Doutor Miguel Santos

Doutor Miguel Santos licenciou-se em Biologia na Universidade de Coimbra em 2003. Na mesma universidade completou o seu Mestrado em Ecologia em 2007. Completou o seu doutoramento em Biologia (especialização em Ecotoxicologia) na Universidade de Aveiro em 2011, sob a  orientação da Dra. Susana Loureiro e Prof. Amadeu Soares. O tema da sua tese de doutramento incidiu sobre a avalição de misturas de pesticidas em organismos de solo (testes laboratoriais e mesocosmos). Durante o seu pos-doutoramento avaliou os serviços de ecossistemas agrícolas em colaboração com a DG Agricultura do Centro e agricultores da zona de Aveiro. De 2013 a 2016 trabalhou como ecotoxicólogo na Environmental Protection Authority (EPA) em Wellington, Nova Zelândia. Na EPA foi responsável pela análise de risco ambiental de pesticidas e outros substâncias perigosas. Desde Junho 2016 que trabalha como Scientist Officer na Pesticides Unit da European Food Safety Authority (EFSA) em Parma, onde faz a análise de resíduos de pesticidas nos alimentos e avalia o risco de pesticidas para o consumo humano. Dada a impossibilidade de se deslocar a Portugal, estará presente connosco por video-chamada.

Doutora Clara Rodrigues

Doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2009, realizou a licenciatura em Biologia e o Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras pela mesma universidade em 2001 e 2004, respetivamente. Investigadora Pos-doc na Université Pierre et Marie Curie (França) e atualmente no Departamento de Biologia - CESAM (UA, Portugal). Os seus interesses de investigação assentam na Evolução e Ecologia de invertebrados marinhos, com destaque para aqueles que formam simbioses, na Ecologia de Deep Sea e na Biodiversidade. É ainda especializada em filogenia de bivalves e poliquetas.

Doutor Nuno Ferreira

Licenciado, Mestrado e Doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro, em 2008, 2009 e 2014 respetivamente. Desenvolve a sua investigação no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, tendo como base a área de ecotoxicologia. O seu foco de estudo principal são os poluentes emergentes e as vias metabólicas envolvidas na sua destoxificação, nomeadamente no efeito de nanopartículas e iões metálicos em isópodes terrestres e na sua grande capacidade para lidar com os mesmos.

Doutora Luciana Génio

Licenciou-se no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro em 2005 e realizou o seu doutoramento na Universidade de Leeds, Reino Unido (2006-2010). Durante estes 4 anos especializou-se na sistemática dos mexilhões chemosimbióticos de profundidade. Trabalhou na Biodiversidade de comunidades macrofaunais de profundidade, particularmente em táxons gastrapod. Atualmente, as suas pesquisas centram-se na ecologia das larvas de invertebrados e na conetividade dos ecossistemas de profundidade.

Doutora Rita Rocha

Licenciada e doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro. O seu percurso académico passou também por instituições como a Universidade de Aegean, Grécia, Universidade Federal do Tocantis e Universidade Federal do Espirito Santo, Brasil. Os seus interesses de investigação incluem a filogeografia, sistemática, taxonomia e ecologia de pequenos mamíferos Neotropicais, e ainda a biogeografia, evolução, genética populacional e biologia da conservação.

bottom of page